Aptidão Física Relacionada à Saúde de Escolares das Séries Iniciais: Um Estudo Entre Turmas Assistidas e Não Assistidas Pelo Profissional de Educação Física
Por Debora Tornquist (Autor), Luciana Tornquist (Autor), Cézane Priscila Reuter (Autor), Miriam Beatris Reckziegel (Autor), Leandro Tibiriça Burgos (Autor), Miria Suzana Burgos (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 3, 2013. Da página 298 a 308
Resumo
Resumo Este estudo objetiva verificar possíveis diferenças nos níveis de aptidão física relacionados à saúde, entre escolares das séries iniciais, que participam de aulas de Educação Física minis- tradas por profissional habilitado (escolas municipais e particulares) e alunos em que as aulas são ministradas pelo professor unidocente (escolas estaduais). São sujeitos deste estudo 626 escolares dos anos inicias, do município de Santa Cruz do Sul (RS). Foram avaliados o Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura, Flexibilidade, Resistência Abdominal e Resistência Cardiorrespiratória. Os resultados demonstram que as escolas estaduais, sem a assistência do profissional de Educação Física, apresentaram maiores percentuais de resultados insatisfatórios nas valências avaliadas, com exceção apenas da Resistência Muscular Abdominal. Diferenças entre as médias por rede de ensino foram observadas para a Flexibilidade, com médias significa- tivamente inferiores das escolas estaduais, sem o profissional de Educação Física; e Resistência Cardiorrespiratória, também com a rede estadual apresentando médias significativamente infe- riores às demais redes de ensino. Em geral, em nosso estudo, foi possível observar que os alunos com aulas ministradas pelo profissional de Educação Física apresentaram melhores índices de aptidão física para a flexibilidade e resistência cardiorrespiratória quando comparados aos esco- lares que possuem aulas com o professor unidocente.