Aquecimento nas aulas de circo de Brasília, um estudo de casos
Por Júlia Henning (Autor), Pedro Martins (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
Realizar levantamento e análise crítica sobre a metodologia do aquecimento em aulas de circo/atividades circenses em Brasília-DF no ano de 2018. Resumo: Após evento realizado por artistas brasileiros que participaram de intercâmbio na Espanha pesquisando formação em artes circenses, foi promovido pelo projeto “La Senda”, em agosto de 2018 no Espaço PÉ DiReitO em Brasília, uma mesa redonda com professores locais para estudar metodologias nas aulas de circo, tornando evidente a falta de dados publicados acerca do assunto. Foram apresentados questionamentos e proposições que abordavam questões práticas, técnicas e muitas vezes políticas acerca do universo das aulas de circo. Na mesma semana o autor participou de aula na disciplina de preparação física do curso de pósgraduação em atividades gímnicas e circenses e o enfoque dado foi oriundo da educação física, refletindo sobre saúde e desenvolvimento de melhoria da performance técnica do artista e dos alunos, realizando analogia com a performance dos atletas de alto rendimento. Partindo deste contexto, este trabalho busca abordar o olhar técnico aliado à visão artística do circo, não somente atlética, uma vez que os autores defendem que circo é arte e não somente atividade física em seu fim. Para tal serão priorizados dois enfoques distintos nessa análise; uma visando o aprimoramento técnico da performance dos alunos no que tange às melhorias do condicionamento físico, se são levadas em conta as aptidões físicas e o desenvolvimento das capacidades físicas dos alunos na preparação das aulas e mesmo se são realizados planos de aula e acompanhamento dos alunos ao longo dos cursos devido à grande rotatividade dos mesmos em cursos livres. E outro enfoque no estímulo criativo, artístico, crítico e estético dos alunos já no aquecimento, visando contribuir para a formação de pessoas e artistas mais completos artisticamente.