Aquecimento Vocal e Treino Respiratório em Professores: Ensaio Clínico Randomizado
Por Lílian Paternostro de Pina Pereira (Autor), Maria Lúcia Vaz Masson (Autor), Fernando Martins Carvalho (Autor).
Em Revista de Saúde Pública v. 49, n 1, 2015. Da página 49 a 67
Resumo
Comparar a efetividade de duas intervenções fonoaudiológicas, aquecimento vocal e treino respiratório, na qualidade vocal de professores.Realizou-se ensaio clínico randomizado, cego ao avaliador, com delineamento em paralelo 1:1. Participaram da pesquisa 31 professores da rede estadual de ensino de Salvador, BA, entre 20 e 60 anos de idade, carga laboral mínima de 20h semanais, com ou sem alteração vocal autorreferida. Os critérios de exclusão foram: tabagismo, elevada frequência de consumo de álcool, acompanhamento fonoaudiológico simultâneo à participação no estudo, estado de infecções de trato respiratório superior, uso profissional da voz em outra atividade, distúrbios neurológicos e histórico de patologias cardiopulmonares. Os indivíduos foram alocados por randomização simples nos grupos aquecimento vocal (n = 14) e treino respiratório (n = 17). A qualidade vocal dos professores foi avaliada subjetivamente pelo Índice de Desvantagem Vocal e pela análise acústica computadorizada da voz (frequência fundamental média, jitter, shimmer, ruído e proporção glottal-to-noise excitation), realizada por fonoaudiólogos.