Aquisição da Habilidade Motora Rebater na Educação Física Escolar: Um Estudo das Dicas de Aprendizagem Como Conteúdo de Ensino
Por Sérgio Roberto Silveirai (Autor), Luciano Basso (Autor), Andrea Michele Freudenheim (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor), Marilda Gonçalves Ferreira (Autor), Go Tani (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar o efeito das dicas verbais na aquisição da habilidade rebater na Educação Física Escolar (EFE), com foco de atenção no seu aspecto perceptivo e motor. Participaram do estudo 84 alunos de três turmas de uma escola (faixa etária entre seis a oito anos). Cada turma correspondeu a um grupo: sem dicas, com dica perceptiva e com dica motora. O experimento teve três fases: pré-teste, aulas de EFE e pós-teste. O grupo com dica perceptiva apresentou melhores resultados. Portanto, verificou-se o efeito das dicas relacionado com a especificidade da tarefa no que se refere às suas demandas de processamento. Assim concluiu-se que a dica de aprendizagem relacionada à especificidade da tarefa mostrou o seu potencial como um conhecimento que orienta os alunos em direção à melhoria da qualidade do movimento, confirmando a possibilidade de sua inclusão como conteúdo de ensino da EFE.