Resumo

O repertório motor do ser humano passa por uma
transformação fenomenal ao longo da vida. Estas mudanças
ocorrem no número, na complexidade e na qualidade de
execução das ações motoras. Tradicionalmete, este processo
de transformação tem sido divido em estágios, por exemplo,
de aquisição e de refinamento das habilidades motoras, e as
alterações nestes estágios associadas às mudanças cognitivas
envolvidas neste fenômeno (p.ex., Gentile, 1972). Sem
sombra de dúvida estas formulações influenciaram um
grande número de trabalhos, levando a um avanço no
entendimento de alguns dos princípios referentes à aquisição
e refinamento de habilidades motoras. Apesar deste avanço,
entretanto, muito ainda está por ser entendido e formulado
sobre uma teoria de aquisição de habilidades motoras. Como
alguém torna-se habilidoso? Ou ainda, quais são os
mecanismos que propiciam a mudança de uma performance
inexperiente para uma performance habilidosa? Neste
trabalho, são discutidas algumas possíveis respostas a estas
questões. Estas respostas serão discutidas a partir de uma
perspectiva desenvolvimental e norteadas pelos princípios da
perspectiva dos sistemas dinâmicos.

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