Resumo

 Este trabalho teve como objetivo verificar se houve modificação ou alteração nos níveis de desenvolvimento em relação ao objetivo da tarefa. Para este fim, o padrão fundamental de movimento arremessar foi executado em duas situações diferentes: ao alvo e à distância por 50 crianças de sete anos de idade. As crianças foram selecionadas na Escola Municipal de lo. grau “Violeta Dória Lins”, localizada no bairro Vila Rica, no município de Campinas (SP). O padrão fundamental arremessar foi analisado tendo por base (1) a seqüência de desenvolvimento proposta por Gallahue (1989), a qual permite a categorização do comportamento nos estágios inicial, elementar e maduro e (2) pela análise dos níveis de desenvolvimento proposta por Roberton & Halverson (1984), nos seguintes componentes: ação dos braços, ação do tronco e ação das pernas e pés. Foram encontradas mudanças significativas nos níveis de desenvolvimento, quando se mudou o objetivo da tarefa (do alvo para a distância). Conclui-se que a integração entre as restrições do organismo, do ambiente e da tarefa pode estar exercendo um papel fundamental na organização do comportamento observado que difere, ainda, de indivíduo para indivíduo, que mostraram variações muito particulares. Isto indica que os padrões fundamentais de movimento não são absolutamente consistentes em todas as condições, havendo uma organização diferente em relação ao objetivo da tarefa

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