Arremesso e Lançamento: Aspectos Conceituais
Por Jhenifer de Almeida Bernardo (Autor), Bruna Carolina de Bona (Autor), Bruno Dandolini Colombo (Autor), Isabela Natal Milak (Autor), Priscilla Semonetti Pizzetti (Autor), Vânia Vitório (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O tema deste estudo tem sua gênese na organização do ensino dos conceitos de arremesso e lançamento, que nos colocou frente à problemática da carência de referências bibliográficas acerca do conteúdo destes conceitos. Considerando que a escola tem por principal função social contribuir para o desenvolvimento das capacidades humano-genéricas dos alunos, mediando a apropriação do conhecimento teórico dos objetos estudados (DAVIDOV, 1988), fica-nos imperiosa a necessidade do aprofundamento dos conceitos tematizados em cada plano de atuação pedagógica. Assim, apontamos como objetivo geral da pesquisa compreender o conceito teórico de arremesso e lançamento.
Mediante pesquisa bibliográfica dos conceitos de arremesso e lançamento, realizamos a análise de seu conteúdo, conforme proposto por Davídov (1988), procurando explicitar seu conteúdo empírico e teórico. O desenvolvimento da análise contou com o suporte teórico do principal autor da Teoria da Atividade, Leontiev (1978). No âmbito da Educação Física escolar nos apropriamos de Nascimento (2014). Destas leituras extraímos os elementos que consideramos estarem, direta ou indiretamente, relacionados ao nosso tema, constituindo as sínteses que serviram de suporte para as análises.