Artes circenses e educação física infantil: ampliando experiências corporais
Por Ismael Barreto Neves Junior (Autor), Poliana Rodrigues (Autor), Mercêdes Rocha Taiza (Autor), Daniela Seron Kiouranis (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
Atualmente, com a popularização das técnicas circenses através de escolas especializadas, observa-se que as artes circenses têm chegado a inúmeras pessoas e com objetivos distintos (DUPRAT; BORTOLETO, 2007), como lazer/recreação, fins educativos e sociais (BORTOLETO; MACHADO, 2003). Acerca dos objetivos educativos, temos o ambiente da escola. Nesse espaço, as artes circenses perdem o caráter profissionalizante, e os professores precisam propor atividades para ampliar o conhecimento sobre essas manifestações e desenvolver a criatividade, a consciência corporal, as capacidades comunicativas e expressivas de seus alunos (CARDANI, 2016). Foi pensando nesse contexto que vislumbramos uma possibilidade de intervenção com essa temática na Educação Infantil. Assim, esse trabalho tem por objetivo descrever uma experiência pedagógica com as artes circenses no estágio supervisionado em Educação Física Infantil em uma escola pública no interior do estado do Tocantins/Brasil. A escolha pela temática se deu a partir do nosso primeiro contato com a escola: espaço gradeado, pouco espaço disponível para práticas corporais, brinquedos trancados em salas e em condições razoáveis e estética que não combinava com uma escola infantil, paredes cinzas que não encantavam quem ali estava. Através da temática do circo, vislumbramos novas perspectivas e novas experiências estéticas, lúdicas e corporais