Artes Marciais e Esportes de Combate: Classificação, História e Conceitos

Parte de Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar . páginas 35 - 63

Resumo

Os livros de artes marciais, em sua grande maioria, são escritos por mestres das várias lutas que existem, sejam elas oriundas das artes marciais ou de esportes de combate. Naturalmente abordam a história da origem da luta e têm sempre como referência principal o seu mestre criador. Nesses livros existe também a descrição da cultura e dos aspectos sociais de onde essas artes marciais se originaram.
É comum, nos dojo, local onde se pratica a maioria das artes marciais orientais, estamparem na parede, a frente de onde se perfila para os treinos, um templo japonês, chinês, tailandês, e outros, para que o aprendiz faça os rituais de reverência e concentração antes do início das aulas e no final das mesmas.
Sendo assim, para estes conhecimentos serem assimilados, tanto nas questões filosóficas e teóricas demandará um tempo muito extenso de dedicação no estudo de tais conceitos e das práticas que determinam essas lutas. Para inserir essa questão como conteúdo de ensino na educação física, obviamente, uma única arte marcial deveria ser trabalhada, em detrimento de outras, e devido ao pouco espaço de tempo para desenvolver estas atividades, o aprendiz não desenvolveria as competências e habilidades necessárias para se tornar um lutador e/ou mestre naquela arte marcial escolhida.
É importante que se estruture aqui uma análise ampla no que diz respeito às artes marciais mais praticadas, abordando seus aspectos teóricos e práticos para subsidiar os estudos do graduando em educação física, do professor na escola e do profissional de EF que atua em outros espaços pedagógicos

Acessar