Artes Visuais na Tríplice Fronteira: Uma Perspectiva Fenomenológica da Pintura Popular
Por Paulo César Antonini de Souza (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O presente texto reúne alguns apontamentos a respeito da investigação, em desenvolvimento desde 2015, sobre as manifestações populares de artistas visuais que trabalham com pintura em espaços públicos de cidades da Tríplice Fronteira: Bolívia/Brasil/Paraguai. Neste trabalho, são apresentadas partes do percurso em desenvolvimento, visando a legitimação e significação da pesquisa científica para o campo das artes visuais, articulada desde a fenomenologia (MERLEAU-PONTY, 2006) e, neste recorte, no âmbito da motricidade. Como considerações do andamento da pesquisa, são apresentadas reflexões a respeito dos objetivos alcançados com o auxílio de acadêmicas dos cursos de Artes Visuais Licenciatura e Artes Visuais Bacharelado, orientandas PIBIC nos biênios 2015-2016 e 2016-2017.