Articulação entre intervenção profissional e formação superior
Parte de Intervenção profissional e formação superior em educação física: articulação necessária para a qualidade do exercício profissional . páginas 27 - 39
Resumo
Às Instituições de Ensino Superior – IES, cabe a responsabilidade pelo desenvolvimento sistemático de conhecimentos, conceitos e métodos, de modo que toda a produção científica circulante nos espaços acadêmicos seja fundamentada em bases teóricas sólidas, confirmadas pelas evidências científicas e aplicáveis em diferentes situações do exercício profissional e da convivência social. Aos Conselhos Profissionais compete o enfrentamento das questões relacionadas ao exercício de uma determinada profissão, cabendo a essas organizações a responsabilidade pela vigilância permanente sobre a qualidade técnica e ética do trabalho prestado pelos egressos das IES à sociedade. Esta missão objetiva consolidar um padrão de profissionalismo sustentado por procedimentos, atitudes e valores que não vise apenas conferir status social à profissão e aos seus profissionais, mas que responda às necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa e em constante transformação. Considerando que, diferentemente dos Conselhos Profissionais, as áreas estratégicas associadas às IES não remetem à atuação específica de uma determinada profissão, parece plausível aceitar que existem razões diferentes orientando as necessidades institucionais, as discussões e os encaminhamentos que se sucedem nessas instâncias. Nas IES, as discussões tendem a enfatizar as diferenças, enquanto nos Conselhos predomina a busca de aspectos convergentes que sejam úteis para orientar, organizar e desenvolver a prática profissional (TANI, 2012, p. 214). Conforme a Lei Federal nº 9.394/1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Superior tem por finalidade, entre outros aspectos, formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos a serem inseridos em setores profissionais e a participar no desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborar na sua formação contínua, estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.