Resumo

Analisar como os professores de Educação Física (EF) identificam a sua participação na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas e suas práticas pedagógicas, a partir da implantação das Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica (DCEs).
MÉTODOS: A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com a análise de documentos e aplicação de questionário. A amostra foi constituída por 42 professores de EF que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 97,6% dos professores de EF participaram do processo de elaboração do atual projeto político pedagógico da escola e que o documento é pautado nas DCEs. Em relação ao referencial teórico/metodológico das DCEs, 66,7% dos professores de EF compreenderam, aceitaram e incorporaram em suas práticas pedagógica.
CONCLUSÃO: Diante dos resultados, conclui-se que os professores de EF participantes da pesquisa consideram-se envolvidos nos projetos pedagógicos das escolas e valorizam as DCEs como documento importante em suas práticas pedagógicas.

Acessar