As Abordagens de Ensino da Educação Física na Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Santa Maria/rs
Por Silvester Franchi (Autor), Daiane Dalla Nora (Autor), Elciana Buffon (Autor), João Francisco Magno Ribas (Autor).
Em Cinergis v. 16, n 2, 2015. Da página 87 a 91
Resumo
Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física