Resumo

As abordagens teórico-metodológicas da Educação Física Escolar cumprem um papel fundamental no processo de aprendizagem de crianças e jovens estudantis. No entanto, observam-se lacunas na formação inicial, bem como nos cursos de educação continuada, porém, há a expectativa dos professores em compreender tais perspectivas. É nesse sentido que a presente pesquisa objetivou evidenciar como se procede a prática pedagógica dos professores de Educação (Física) Infantil, de um município do interior de São Paulo. Para isso, buscou-se instrumentalizar os professores em relação às abordagens de ensino, enfatizando a educação de cidadãos críticos por meio do enfoque na abordagem crítico-superadora e da sustentabilidade, a última, tendo sua justificativa na necessidade global de ampliar a consciência ambiental valorizando as práticas sustentáveis. A investigação está estruturada: a) Revisão de literatura referente à Infância, escola e Educação (Física) Infantil; b) As abordagens Teórico-metodológicas da Educação Física; e c) A perspectiva da sustentabilidade, Educação Ambiental e práticas sustentáveis na Educação Física. No que diz respeito aos processos metodológicos, o estudo baseou-se no enfoque qualitativo, em específico, a pesquisa participante, com quatro (4) professores, sendo aplicado como recurso para a coleta de dados o grupo focal, com auxílio de um guia de entrevista, totalizando oito (8) encontros - nomeados de interlocução e caracterizados por uma formação continuada, em que o grupo de professores se reuniu para aprofundar os conhecimentos sobre as abordagens teóricas da Educação Física. Os encontros foram gravados e as informações transcritas para que fossem tratadas e definidas as categorias de análise de conteúdo, sendo: 1. O planejamento e as fontes teóricas, que contém a subcategoria: As tendências históricas de ensino no âmbito da Educação Física; 2. Os aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais: como trabalhar em harmonia? 3. Do comando ao diálogo: as relações sociais e as mediações de conflito; 4. As abordagens pedagógicas da Educação Física na ótica dos professores participantes; 5. A Sustentabilidade e a Educação Ambiental ganhando espaço na Educação (Física) da Infância. Da investigação evidenciou-se: a) que os professores participantes da pesquisa não aprenderam as abordagens na formação inicial; b) aplicam determinadas estratégias das abordagens em suas práticas, porém, não conhecem profundamente seus fundamentos; c) caracterizando suas aulas num ensino experiencial, perpassando por um amálgama das abordagens de ensino; d) no que se refere ao tema da sustentabilidade, reconhecem a importância do tema nas aulas, porém, não tiveram formação voltada para tal; e) carecem de formação continuada de qualidade; Concluiu-se que, na educação básica, as práticas de ensino dos professores de Educação (Física) Infantil necessitam ser ressignificadas a nível das abordagens de ensino, por meio de políticas públicas que proporcionem uma formação continuada crítica e emancipada. Como resultante final apresento o produto educacional sobre a abordagem crítico-emancipatória na perspectiva da educação sustentável, objetivando a renovação da prática pedagógica da Educação (Física) Infantil

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