As Aproximações do Ensino da Dança na Escola Nacional de Educação Física e Desportos e da Escola de Educação Física da Ufmg (1939 – 1969)
Por Mayna Paiva (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa “O ensino da Dança nas universidades brasileiras: abordagem histórica dos encontros e desencontros com a Educação Física (1939-1965)” em desenvolvimento na UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo geral é analisar o processo de inclusão dos conhecimentos vinculados à dança, as atividades rítmicas e expressivas como parte dos conhecimentos elencados como necessários a formação do professor de Educação Física no ensino superior no Brasil. Metodologicamente as análises foram realizadas sob a perspectiva da história cultural como referência para elencar fontes e desvelar construções e tensões a cerca da temática. Além do levantamento bibliográfico correlato à temática, dentre as fontes privilegiadas destacamos os programas de prescrição das disciplinas nas Universidades, decretos lei e relatórios de professores localizados no Centro de Memória da Educação Física da UFMG (CEMEF) e no Centro de Memória Inezil Penna Marinho da UFRJ (CEME).