Resumo

Introdução: O tema deste relato de experiência parte da premissa de que as atividades circenses, e a criança com deficiência, ainda são questões desafiadoras para alguns professores e professoras de Educação Física Escolar. Objetivo: descrever uma experiência pedagógica com as manifestações circenses em aulas de Educação Física, como também refletir sobre a participação de uma criança com múltiplas deficiências. Métodos: Para tanto, estudantes universitários do curso de licenciatura em Educação Física, realizaram uma experiência didático-pedagógica levando em consideração o conteúdo das manifestações circenses; para tal experiência foi escolhida uma turma de estudantes do ensino fundamental II onde havia um aluno com múltiplas deficiências. A experiência foi realizada em uma escola pública do município de Mauá (SP), e constituiu-se de aulas expositivas, práticas corporais, rodas de conversa e exercícios de sala de aula (confecção de desenhos). Resultados e discussão: A experiência demonstrou ser uma possibilidade de abordar o conteúdo circense nas aulas de Educação Física Escolar, priorizando a diversidade e a inclusão, independentemente das limitações apresentadas pelas crianças, até mesmo por aquela, já citada anteriormente, possuidora de deficiências múltiplas. Conclusão: O conteúdo relacionado às manifestações circenses se coloca como uma possibilidade para aulas democráticas e com viés crítico.

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