Resumo

As Atividades de Aventura têm cada vez mais despertado o fascínio do homem e a mídia e meios de comunicação em massa têm atenuado o caráter vibrante e encantador destas atividades, mesmo que de uma forma um pouco distorcida. A aventura sempre marcou a história do ser humano, perdendo na atualidade espaço para as acomodações e avanços tecnológicos. É neste contexto que se apresentam as Atividades de Aventura como uma possibilidade de vivenciar práticas lúdicas de aventuras que qualifiquem a vida dos praticantes. Este trabalho é fruto de um projeto PIBIC-CNPq e tem o objetivo de incentivar a construção de conhecimento em Atividades de Aventura, bem como possibilitar o acesso a essas atividades a pessoas que, pelos mais diversos motivos, têm se privado de seus benefícios. Para a consecução deste objetivo utilizamos uma metodologia interventiva-participativa, baseada nos princípios da pesquisa-ação. Vivenciamos com alunos de Ensino Médio e estudantes de Educação Física, festivais temáticos onde foram tratados conteúdos propriamente técnicos das Atividades de Aventura e temas transversais como companheirismo, cidadania ambiental e sustentabilidade dos recursos naturais. Os festivais e demais atividades permitem a contextualização de uma experiência de aprendizado e o re-significação do lazer, na medida em que é possibilitado e potencializado o desenvolvimento de discussões e a experimentação de algumas modalidades no ambiente natural como o rapel e a trilha ecológica. Esta experiência gerou o interesse por parte dos alunos em desenvolver projetos relacionados à temática assim como criou um ambiente muito favorável dentro da universidade para sua discussão como, por exemplo, com relação à segurança da atividade. Concluímos que é de fundamental importância para o estudante que este tenha uma boa relação com os conteúdos das Práticas de Aventura, não exclusivamente para que ele tenha domínio de mais uma possibilidade de intervenção no âmbito profissional, mas, essencialmente, para que venha a tomar consciência do nível de responsabilidade que é exigido na contextualização destas atividades. Também é fundamental que sejam tratados temas tão importantes como os relacionados ao meio ambiente como fundamentais nas etapas de formação dos indivíduos, de forma que possam influenciar efetivamente suas vidas.

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