Resumo

Este trabalho é fruto de uma caminhada que busca entender como as experiências vividas durante o Curso de Licenciatura em Educação Física (EF) contribuem na construção dos Saberes e da Profissionalização Docente. A principal referência que me levou às idéias que aqui exponho estão localizadas no período em que prestei vestibular para Educação Física e durante minha experiência como aluno e posteriormente como professor. A escolha desse Curso teve muito a ver com o que desejava fazer, os professores sempre me provocaram um grande fascínio, principalmente, os professores de Educação Física. A medida em que iniciei a lecionar no ensino superior maior passou a ser minha curiosidade sobre como o Curso contribui para elaboração dos Saberes Docentes e na construção da Profissionalização dos futuros professores. Para realizar esse estudo elegi como referencial de análise os conceitos de Profissão e Semiprofissão abordados, principalmente, a partir de Enguita (1990; 1991) e o conceito de Saberes Docentes trabalhado por Tardif (1991; 1996; 2002). Metodologicamente optei por utilizar princípios da pesquisa etnográfica, técnicas de entrevista semi-estruturada e estudo das narrativas, buscando garantir a voz das minhas interlocutoras e priorizando os aspectos qualitativos na sua análise. O trabalho se desenvolveu a partir da escolha aleatória de cinco (05) alunas-professoras, que estavam concluindo o estágio curricular, a Prática de Ensino. Através de um exercício de memória e de uma entrevista, que enfocou as principais experiências e vivências por elas identificadas, realizei a análise do estudo onde pude concluir, então, que a formação inicial das professoras contribuiu na elaboração de alguns saberes e na construção inicial de uma identidade profissional, destacando a importância das experiências práticas, de exercício da atividade docente ou de observação da mesma, bem como a dificuldade do conjunto do Curso em reconhecer e valorizar as trajetórias dos seus alunos e suas diferentes vivências.
 

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