Resumo

As práticas de higienização da sociedade, através do espaço escolar e pela educação física, marcam os primórdios da estruturação dos sistemas públicos de educação, conforme amplamente registrado na História da Educação e da Educação Física. A escola era tomada como a principal instituição para impor as normas de comportamento, saúde e civilidade; contribuindo para a constituição homogênea do ‘povo brasileiro’, por dentro do projeto republicano de nação. Trata-se do Entusiasmo Pedagógico, definido por Nagle (2001) como a ideia de salvação nacional pela educação, a utopia republicana em oposição ao fracasso educacional da Monarquia. Essa perspectiva educacional cedeu lugar para o Otimismo Pedagógico, nas primeiras décadas do século XX, com o deslocamento do debate sobre os objetivos sociais da educação da esfera política para a esfera técnica, afeta essa aos especialistas da educação, com destaque para os médicos e sanitaristas (Nagle, 2001; Carvalho, 1998). É nesse contexto que, em 4 de agosto de 1918, no salão nobre da Academia de Comércio de Maceió, o médico Mário Pontes de Miranda proferiu a conferência ‘As bases científicas da educação física’.

Referências

FERREIRA NETO, Amarílio. A pedagogia no exército e na escola: a educação física brasileira (1880-1950). Bragança Paulista: Edusf, 1999.

HEEMANN, Felipe. História e Filosofia da Biologia: das ideias que nos (re)inventeram. [S.l.]: Brain Codex, 2025.

MIRANDA, Mário Pontes de. [s./t.] Gazeta Médica da Bahia, Salvador: v. 54, n. 1, p. 31- 47, jul. 1923.

MIRANDA, Mario [Pontes de]. As bases scientificas da educação physica: conferencia realisada no salão nobre da Academia de Commercio de Maceió. Maceió: Imprensa Oficial, 1918.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: Edusp, 2001.

OLIVEIRA, Tiago Siqueira de. A Liga da Defesa Nacional: um projeto de modernização para o Brasil. 2012. 206 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2012.

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