Integra

Introdução: O presente artigo busca apresentar os resultados de uma prática realizada com educandos da Educação Infantil tendo como tema as Brincadeiras Cantadas, relevando a importância dos brinquedos cantados, das danças regionais e das músicas, como atividades que exercem fascinação, que satisfazem o gosto pelo ritmo dos educandos. Optamos por trabalhar em uma abordagem crítico emancipatória, visto que esta possibilita através do desenvolvimento de suas competências: objetiva, social e comunicativa, a reflexão através dos acontecimentos sociais que rodeiam a vida dos
escolares.

Objetivo: Propiciar a expressão corporal de forma integrada nas brincadeiras cantadas para que possam contribuir no conhecimento dos limites do próprio corpo desenvolvendo a linguagem e o ritmo.

Metodologia: As intervenções foram realizadas no CEI (Centro de Educação Infantil) - Adélia Russi Silva onde trabalhamos com cinco turmas, dois maternais, dois jardins e um pré, que tinham entre 3 e 6 anos, com média de 25 educandos por turma distribuídos entre meninos e meninas. A pesquisa foi qualitativa e baseou-se na escolha do tema após visita na instituição para análise de questões pertinentes à estrutura, condições físicas, materiais e as turmas com as quais iríamos trabalhar. Após isso foram elaborados planos de aula para a realização das intervenções, sendo que após cada uma destas foram elaborados relatórios conceituais.

Resultados: Analisamos de forma geral que os conteúdos que tiveram melhor desenvolvimento nas turmas foram às atividades rítmicas, a parte de coordenação motora e de mímica, e principalmente esquema corporal, no entanto, as músicas folclóricas foi o conteúdo que os educandos aprovaram menos. Apontamos que no inicio deste processo houve dificuldades em relação à aproximação com os educandos, que posteriormente consegui-se reverter. Conclusão: Vale ressaltar a importância de trabalhar com o tema, visando à emancipação dos educandos, para tenham suas próprias interpretações em relação às atividades aplicadas e principalmente na Educação Infantil, na qual é o momento mais importante da vida dessas crianças, pois, dali em diante eles  terão capacidades de definir o que é certo e o que é melhor para eles.