As Brincadeiras e as Possibilidades de Protagonismo da Educação Física na Educação Infantil
Por Dionny Felipe (Autor), Edvan Santos de Jesus (Autor), Flávio Pereira Pires (Autor), José Roberto Gonçalves de Abreu (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 276, 2021.
Resumo
Esta pesquisa é resultado das reflexões e estudos desenvolvidos no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Cricaré dentro do Núcleo de Pesquisas em Educação Física e Saúde. Apresenta-se aqui o papel das brincadeiras na Educação Infantil destacando algumas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Curricular (BNCC) sobre sua importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e cultural das crianças. Defende-se o protagonismo da Educação Física na Educação Infantil justamente a partir das brincadeiras, entendendo que o papel do professor da área deve ser daquele que propõe, instiga e estimula o desenvolvimento do ensino aprendizagem a partir do brincar, numa ação integrada entre os componentes curriculares e as áreas de conhecimento. Por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso como fonte de pesquisa, ressalta-se o uso das brincadeiras como principal conteúdo e método de ensino para a Educação Física na Educação Infantil e mais, como possibilidade de assunção da mesma a um papel de protagonismo na etapa de ensino, tendo esta pesquisa como objetivo geral: compreender a importância das brincadeiras na Educação Infantil, destacando as possibilidades trazidas pelas mesmas no que tange ao reconhecimento do protagonismo da Educação Física Escolar na etapa de ensino.
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