Resumo

Esta pesquisa é resultado das reflexões e estudos desenvolvidos no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Cricaré dentro do Núcleo de Pesquisas em Educação Física e Saúde. Apresenta-se aqui o papel das brincadeiras na Educação Infantil destacando algumas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Curricular (BNCC) sobre sua importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e cultural das crianças. Defende-se o protagonismo da Educação Física na Educação Infantil justamente a partir das brincadeiras, entendendo que o papel do professor da área deve ser daquele que propõe, instiga e estimula o desenvolvimento do ensino aprendizagem a partir do brincar, numa ação integrada entre os componentes curriculares e as áreas de conhecimento. Por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso como fonte de pesquisa, ressalta-se o uso das brincadeiras como principal conteúdo e método de ensino para a Educação Física na Educação Infantil e mais, como possibilidade de assunção da mesma a um papel de protagonismo na etapa de ensino, tendo esta pesquisa como objetivo geral: compreender a importância das brincadeiras na Educação Infantil, destacando as possibilidades trazidas pelas mesmas no que tange ao reconhecimento do protagonismo da Educação Física Escolar na etapa de ensino.

Referências

Alves, Natalia Xavier (2014). Um estudo sobre a Educação Física na Educação Infantil na Revista Brasileira de Ciências do Esporte [Monografia de conclusão de curso. UFMG]. http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/DATA/defesas/20180201100354.pdf

Andrade Filho, N.F., e Schneider, O. (Orgs.) (2008). Educação Física para a Educação Infantil: conhecimento e especificidade. Editora UFS.

Bae, B. (2016). O direito das crianças a participar: desafios nas interações do quotidiano. Da Investigação às Práticas, 6(1). https://doi.org/10.25757/invep.v6i1.107

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf

Brasil (1996). Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Congresso Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Freire, J.B. (2009). Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física (1ª ed.). Editora Scipione.

Gava, Diana, França, Eliane Silva de, Rosa, Rosilene, Borragine, Solange de Oliveira Freitas (2010). Educação Física na Educação Infantil: considerações sobre sua importância. Lecturas: Educación Física y Deportes, 15(144). https://www.efdeportes.com/efd144/educacao-fisica-na-educacao-infantil.htm

Lakatos, E.M., e Marconi, M.A. (2017). Metodologia Científica: Ciência e Conhecimentos Científicos, Métodos Científicos, Teoria, Hipóteses, Variáveis, metodologia jurídica (7ª ed.). Editora Atlas.

Marques, F.M., e Sperb, T.M. (2013). A escola de educação infantil na perspectiva das crianças. Psicol. Reflex. Crit., 26(2). https://doi.org/10.1590/S0102-79722013000200022

Mello, A.S., e Santos, W. (Org) (2012). Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Editora CRV.

Pires, F.P. (2016). Proposições sobre a inclusão da educação física na educação infantil da rede pública municipal de São Mateus-ES [Dissertação de mestrado. Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES].

Pires, F.P., Santos, J.E., e Jesus, N.G. (2019). As Brincadeiras como Prática Pedagógica na Educação Infantil: Uma proposta de integração curricular (1ª ed.). Novas Edições Acadêmicas.

Pozas, D. (2011). A criança que brinca mais aprende mais: a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil. Editora Senac.

Rivero, A.S. e Rocha, E.A.C. (2019). A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil. Rev. Bras. Educ., 24. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240063

Sayão, D.T. (2002). Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 23(2), 55-67. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/270

Souza, F.J., e Neto, S. de S. (2006). A Revista Brasileira de Ciências do Esporte e a formação profissional em Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, 11(103). https://www.efdeportes.com/efd103/ciencias-do-esporte.htm

Staviski, G., Surdi, A., e Kunz, E. (2013). Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 35(1). https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100010

Tüxen Carneiro, K., Scaglia, A.J., Bronzatto, M., Rodrigues de Assis, E., e Leite de Camargo, R. (2018). Memorias lúdicas: un tesoro oculto. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 22(238), 61-75. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/94

Vygotski, L. S. (2007). A formação social da mente (7ª ed.). Editora Martins Fontes.

Acessar