Resumo

A intervenção pedagógica para iniciação e treinamento esportivo tem sido uma demanda recorrente nos esportes de aventura. A instabilidade do ambiente natural, o risco constante e a especificidade dos equipamentos, são alguns dos elementos que acrescentam complexidade à intervenção do treinador de esportes de aventura (TEA). Objetivo: Analisar as características do contexto de intervenção profissional de TEA. Método: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de procedimentos de Estudo de Casos Múltiplos de três TEA experientes, do estado de Santa Catarina (2 de surf e um de windsurf/kitesurf). Os dados foram obtidos por meio de observação participante e entrevista semiestruturada. As observações ocorreram durante o dia-a-dia de trabalho dos TEA e as informações registradas em diário de campo. As entrevistas foram realizadas em momentos previamente agendados e em conveniência com a disponibilidade e motivação de cada TEA. As informações foram captadas por meio de gravadores digitais, armazenadas em microcomputador e transcritas literalmente. A técnica de Análise Temática foi utilizada na análise dos dados, com auxílio do programa QSR Nvivo 1. Resultados: Verificou-se que os três TEA investigados atuavam em instituições privadas, especializadas no ensino/treino do surf (T1 e T2) e do windsurf/kitesurf (T3). Esses locais foram denominados pelos próprios TEA como “escolas”, comercializando (venda e aluguel) e fornecendo suporte para manutenção de equipamentos.