As características de distribuição de bolsas no programa bolsa-atleta referentes à idade e ao sexo dos atletas olímpicos e paralímpicos
Por Philipe Rocha de Camargo (Autor), Thiago de Oliveira Santos (Autor), Sabrina Coelho dos Santos (Autor), Fernando Marinho Mezzadri (Autor).
Resumo
Este estudo teve por objetivo identificar as características de distribuição de bolsas entre os atletas das modalidades olímpicas e paraolímpicas referente a idade e sexo dos atletas. Foram analisados dados de 16.200 atletas financiados pelo programa Bolsa-Atleta durante o período de 2005 a 2016, de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Esporte e catalogadas no banco de dados do Projeto Inteligência Esportiva (IE)/UFPR. Utilizou-se o software estatístico IBM SPSS Statistics (v. 24) para a análise descritiva da caracterização dos participantes, que foram divididos em cinco categorias de acordo com as médias de idade de recebimento da bolsa, bem como de acordo com seu sexo. Os resultados indicaram a existência de diferenças significativas entre o investimento nos atletas em relação ao gênero, apontando um maior valor de pagamento para as mulheres, embora em menor número de beneficiadas; e apontaram para um maior beneficiamento de atletas inseridos nas categorias de idade 3 (25 à 35 anos) e 4 (35 à 45 anos). Este estudo representa um esforço inicial para ilustrar como o apoio aos atletas pode ser aprimorado, para além disto, esses resultados podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de estratégias e políticas voltadas para estes atletas.