Resumo

Objetivos:
Apresentar cartas percentílicas e os valores normativos para as medidas somáticas peso, altura e índice de massa corporal, bem como para um conjunto variado de testes motores; comparar os resultados com estudos de outras regiões do Brasil, de Portugal e da referência do CDC 2000.

Métodos e Resultados:
A amostra total é composta por 6.238 indivíduos (3.122 meninas e 3.116 meninos) crianças e adolescentes da região do Cariri, Ceará-Brasil, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos. As cartas de referência foram construídas separadamente para cada sexo utilizando o método LMS implementado no software LMSchartmaker Pro versão 2.3. Na altura e peso, foram encontradas diferenças significativas entre crianças e adolescentes do Cariri e as de outras regiões distintas do Brasil e do exterior. Um comportamento semelhante é verificado nos testes motores. A comparação dos valores do P50 mostraram performances das crianças e adolescentes Caririenses consistentemente inferiores em ambos os sexos e em quase todas as idades. Constata-se a presença de forte dimorfismo sexual, com uma nítida superioridade no desempenho dos meninos, com exceção da prova de extensão do tronco.

Conclusões:
Grande disparidade na estrutura somática e no desempenho motor foi verificado em escolares da região de Cariri. Essas discrepâncias são mais pronunciadas em crianças oriundas de escolas públicas de ambos os sexos em todas as idades. Os padrões inferiores de crescimento e de desempenho motor das crianças e adolescentes da região do Cariri parece ser o resultado do impacto de uma combinação de vários fatores, incluindo genéticos, socioeconômicos, geográficos e culturais.