Resumo

0 presente trabalho refere-se as diversas formas de saber dentine° no Ambito do &sport°. Formas de saber comumente reunidas solve a denominacilo de ciencias do dcsporto. Temos como objetivo, a partir de um estudo descritivo, tracar um perfil da producao cientifica no espaco de expressdo portuguesa, analisar as concepcOcs epistemolOgicas, metodolOgicas e a efetividadc do conhecimcnto produzido em funcao de suas relacOes corn as praticas desportivas. Sao pressupostos deste estudo os seguintes:

1°) 0 Desporto contempordneo l configura-se a partir de diferenciadas formas de expresso e propicia diversas intencionalidadcs que diferem em relacilo aos objetivos, aos sentidos c as necessidades de seus praticantes. 0 desporto tornou-se plural.

2°) Ao tornar-se plural, o desporto contemporaneo impos novas necessidades ao seu quadro teOrico e conceitual. Fez emergir um espaco multidisciplinar2 de investigacao: as Ciencias do Desporto.

3°) Todavia ao adotarem uma concepcilo multidisciplinar, as ciencias do desporto constituiram-se num agregado de disciplinas cientificas onde coabitam, convergente e divergentemente, objetivos e objetos que poucas yens sao capazes de responder as questOes especificas de interesse dos intervenientes nas praticas desportivas

Acessar