As competências como estratégia de captura subjetiva da classe trabalhadora em tempos de crise do capitalismo.
Por Leandro Martins Costa (Autor), Matheus Rufino Castro (Autor).
Resumo
Este estudo almeja refletir sobre a atual crise do capitalismo e as contradições presentes nas respostas burguesas a essa crise, sobretudo no campo da educação. Para tanto, buscamos dialogar com Philippe Perrenoud, um dos principais sistematizadores da “pedagogia das competências”, que é a principal resposta burguesa no nível pedagógico, e investigar o seu papel na estruturação da BNCC. Entendemos que a “pedagogia das competências” seja uma resposta fundamental da burguesia a fim de subordinar a educação aos limites e necessidades do capital, incidindo na formação subjetiva da classe trabalhadora, com o objetivo de produzir desejo na classe trabalhadora e evitar a formação de qualquer consciência mais crítica à ordem do capital. Com isso, concluímos que lutar contra as propostas educacionais burguesas deve ser lutar contra o capitalismo pela afirmação de uma nova estrutura social, o socialismo, em que apenas aí a educação que queremos e merecemos será, de fato, uma realidade.