As Competências Psicomotoras e Adaptativas na Qualidade de Vida de Crianças e Jovens Moçambicanos com Perturbações do Desenvolvimento: o Contributo da Intervenção Psicomotora
Por Ana Filipa Silva (Autor), Sofia Santos (Autor).
Resumo
O paradigma atual da reabilitação assenta na prestação de apoios adequados para uma vida funcional e com qualidade. A avaliação da eficácia da reabilitação psicomotora é uma necessidade apesar de ainda escassa com crianças/jovens. Este artigo objetiva analisar os efeitos da intervenção psicomotora ao nível das competências psicomotoras e adaptativas e na qualidade de vida de crianças/jovens moçambicanas com perturbações de desenvolvimento. As versões portuguesas das Escalas de Comportamento Adaptativo e Pessoal de Resultados da Criança/Jovem e a Bateria Psicomotora foram aplicadas, em três momentos (baseline, pós-intervenção e retenção), a seis participantes, entre os seis e os 13 anos, dois do género feminino e quatro do género masculino, com perturbações de desenvolvimento e a frequentar uma instituição. O teste Wilcoxon foi aplicado na comparação ao longo do tempo. Os resultados baseline permitiram o design do programa psicomotor (quatro meses). Os resultados após a intervenção mostraram diferenças significativas em alguns domínios adaptativos, cujas evoluções se mantiveram passado um mês sem intervenção. A noção corporal e praxia global foram os domínios que se destacaram positivamente, e sem alterações na avaliação de retenção. As melhorias parecem ter tido impacto no índice global de qualidade de vida. Recomendações para a prática e investigação são apresentadas.