As Competências Requeridas do Profissional de Educação Física Para Atuar na Atenção Primária à Saúde
Por Silvano da Silva Coutinho (Autor), Maria José Bistafa Perieira (Autor), Silvana Martins Mishima (Autor), Joab Jefferson da Silva Xavier (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Claudia Benedita dos Santos (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A presença do profissional de educação física na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Este profissional está presente em quase metade das equipes que compõem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) (SANTOS, 2012), bem como em diversos programas de promoção de atividade física/práticas corporais (COUTINHO, 2013).
As políticas públicas nacionais de saúde, com destaque para a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) (BRASIL, 2006) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (BRASIL, 2008) destacam a importância da implantação de ações de práticas corporais/atividades físicas no contexto da APS, demonstrando a necessidade de uma maior participação do profissional de educação física neste contexto.
A APS ainda é entendida como um novo cenário para a área da educação física e necessita que seus princípios e diretrizes sejam apreendidos pelo conjunto de trabalhadores presentes nos serviços de saúde.
O tema competência profissional já foi objeto de estudo em diferentes contextos de atuação do profissional de educação física: na educação física e desporto de uma forma generalizada (NASCIMENTO, 1999), na docência do ensino fundamental e médio, no treinamento esportivo e na orientação de atividades físicas para grupos de indivíduos (FEITOSA, NASCIMENTO, 2003), no entanto, pesquisas envolvendo a educação física no contexto da APS ainda são incipientes.