As Competições Infantojuvenis à Luz da Pedagogia do Esporte
Por Hannah Aires (Autor), Gabriel Henrique Tremer Gonçalves (Autor), Robertp Tierling Klering (Autor), Carlos Adelar Abaixe Balbinotti (Autor).
Em Kinesis v. 34, n 1, 2016. Da página 123 a 142
Resumo
O presente artigo de revisão objetiva estabelecer quais categorias são essenciais à um modelo de competição esportiva infantojuvenil. A coleta de dados foi realizada em quatro fases: 1) Identificação das fontes; 2) Compilação; 3) Fichamento; e 4) Análise e interpretação. Os resultados apontam para duas categorias pilares do modelo competitivo infantojuvenil: a) A competição enquanto elemento estruturante da formação integral do indivíduo e b) A competição de acordo com as possibilidades e expectativas do público infantojuvenil. Verificada a carência de estudos na área, espera-se que esta pesquisa fomente o desenvolvimento de estudos empíricos para identificar necessidades específicas de cada modalidade.