As compreensões de lazer na política pública do município de santarém (2005-2012): A visão de gestores

Parte de Gestão Estratégica das Experiências de Lazer . páginas 93 - 107

Resumo

As políticas públicas de esporte e lazer são incorporadas como agenda pública no Brasil por volta da década de 1930, e, em 1988, o lazer é incorporado legalmente como direito social na Constituição Federal. A partir desse contexto, a problematização das políticas públicas de esporte e lazer no território brasileiro ganhou ênfase, motivada por sua constituição histórica e pelo reconhecimento social e de valores culturais que emanam da questão. No entanto, é preciso saber que a garantia de direitos não acontece por acaso, posto que as políticas sociais tratam de ações que garantam os direitos dos cidadãos. Por conseguinte, é necessário que haja o envolvimento dos cidadãos no debate político para criar canais de participação social e fortalecer o desenvolvimento da democracia, haja vista que a ocupação dos espaços vazios por meio da participação permite que a sociedade amplie e democratize a distribuição do poder (CURY, 2006; MATIAS-PEREIRA, 2012). Nessa ótica, é imprescindível que se construa uma política nacional explicita e articulada de esporte e lazer com diretivas próprias, evitando os “pacotes de atividades”, comum nos contextos dos municípios brasileiros.