Resumo

Introdução:As concepções pedagógicas do Esporte contribuem para o ensino da Educação Física e podem didaticamente ser enunciadas como quatro abordagens, especialmente as concepções abertas, o desenvolvimentismo, a teoria crítico-emancipatória e a teoria crítico-superadora. Objetivo: Verificar o conhecimento da pedagogia do esporte por parte dos professores de Educação Física atuantes na rede pública de Ensino Fundamental I e II da cidade de Divinópolis/MG. Descrição metodológica:Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, por meio da aplicação de questionário constituído por onze questões, dentre objetivas e subjetivas. Resultados:Foram entrevistados 42 docentes, dos quais 42,8% possuíam mais de 10 anos de formação e 57,1% afirmaram conhecimento das concepções pedagógicas da educação física, sendo a desenvolvimentista a mais citada em todas em perguntas. Conclusão:Existem diferentes propostas pedagógicas para otimizar o ensino da educação física, e nota-se certa dificuldade em sua aplicação, e isso pode estar relacionado ao desconhecimento por parte dos profissionais da educação física escolar.

Acessar