As Concepções de Corpo e Gênero Para Professores(as) de Educação Física no Trato com a Educação Infantil
Por Denize Pereira de Azevêdo Freitas (Autor), Edson Leão dos Santos (Autor), Marroney de Santana Nery (Autor), Ana Vitória Lima Ferreira (Autor), Elson Silva Santos (Autor).
Resumo
O presente estudo buscou entender qual a visão de corpo e gênero das professoras e dos professores de Educação Física no trato com a educação infantil, se estas/estes estão a reproduzir e legitimar estereótipos à medida que delimitam espaços privilegiados ou não dos corpos das crianças de 3 a 6 anos. Para tal foi feita uma pesquisa bibliográfica na base de dados da CAPES a fim de fomentar o debate já produzido e veiculado cientificamente. Logo após o levantamento na base de dados, 05 artigos científicos foram selecionados e analisados. Diante das obras estudadas, é sintomático que a relação do comportamento com base nos gêneros na educação infantil aparece diretamente ligada à forma como as/os professoras/es conduzem suas aulas. Ficou evidenciado também que o comportamento estereotipado é aprendido desde a infância, pois meninos e meninas são ensinados a se comportar como tais e, muitas vezes, viver dentro de limites que lhe são impostos por seu gênero.