As Contra Funcionalidades: a Concepção de Discentes Sobre a Educação Física
Por Diego Luz Moura (Autor), Marcelo Moreira Antunes (Autor), Kamilla Ribeiro Nunes Costa (Autor), Cleyton Batista de Souza (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 9, n 1, 2013. Da página 20 a 32
Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender as concepções de alunos sobre a educação física. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com aplicação de questionários em 123 alunos de duas escolas de Jacarepaguá. A partir dos dados verificamos que um número significativo de alunos afirma não frequentar as aulas de educação física, embora apontem gostar das aulas. O esporte aparece como atividade que mais gostam e ao mesmo tempo como a que menos gostam. A possibilidade de sair de sala, conversar e ter um tempo livre foram indicados como um ponto positivo das aulas de educação física no cotidiano escolar. Ao final evidenciamos que a escola e a educação física estão encontrando novos dilemas e desafios que necessitam serem superados para dar respostas às estas novas demandas educacionais.