As Contribuições da Educação Física Para a Educação das Relações étnico-raciais
Por Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo (Autor), Leandro de Souza Silva (Autor), Maurício José dos Santos Silva (Autor), Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 2, n 1, 2017.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar um breve levantamento sobre as práticas pedagógicas do professor de Educação Física para a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da aplicabilidade da Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todo o sistema de ensino brasileiro. Nesta perspectiva, enquanto metodologia de investigação optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde realizamos um estudo bibliográfico e documental. Os resultados apontam que os professores de Educação Física podem contribuir para a educação das relações étnico-raciais por meio de suas práticas pedagógicas, valorizando a diversidade cultural, incluindo a cultura e identidade da população negra.