Resumo

O escopo desta pesquisa foi investigar as contribuições do esporte adaptado Frame Running como conteúdo da Educação Física numa perspectiva inclusiva para o desenvolvimento de dois alunos, com paralisia cerebral, participantes do projeto de extensão escolar da Secretaria Municipal de Educação de Extremoz-RN. A pesquisa constitui-se a partir de um relato de experiência pedagógica e caracteriza-se, metodologicamente, como do tipo descritiva de natureza qualitativa. O esporte adaptado Frame Running, mais conhecido como “Petra” é um triciclo com apoio do tronco sem pedais originário na Dinamarca, no ano de 1989. Ressaltamos, que a prática desta modalidade se destaca potencialmente no alto rendimento, nas provas de pista. Entretanto, constatamos outras possibilidades e contributos do esporte adaptado Frame Running para o campo pedagógico e em atividades do lazer, destarte, o nosso olhar segue ao encontro de ações pedagógicas que tem como prisma contribuir para o processo de aprendizagem e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Nesse sentido, compreendemos que o desenvolvimento do esporte adaptado nas aulas de Educação Física, “[...] oportuniza a construção de valores educacionais e inclusivos que dialogam com o fenômeno social e cultural, trazendo como possibilidade a formação integral do sujeito e uma sociedade menos excludente.” (SILVA, 2022, p. 51). Dessa maneira, a mediação de processos pedagógicos que consideramos “[...] não se discute somente a participação de alunos com deficiências nas aulas, mas assume-se que todo e qualquer aluno tem esse direito.” (FONSECA; RAMOS, 2017, p. 190). À vista disso, defendemos o conceito de inclusão e participação ampliada, um ambiente onde todos(as) alunos(as) tenham oportunidade de vivenciar as práticas corporais. Assim sendo, “a inclusão visa, pois, garantir que todos os alunos, independentemente das suas características e diferenças, acedam a uma educação de qualidade e vivam experiências significativas.” (FREIRE, 2008, p. 9). Isso posto, para o desenvolvimento das atividades com o Frame Running, optamos na primeira fase, dialogar com a equipe da Secretaria de Educação sobre a necessidade de promover atividades esportivas numa perspectiva inclusiva, buscando efetivar o direito a educação de qualidade a todos(as) e na segunda fase, a vivência prática.

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