As contribuições do esporte adaptado frame running como conteúdo da educação física numa perspectiva inclusiva
Por João Paulo Vicente da Silva (Autor), Fabyana Soares de Oliveira (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor).
Resumo
O escopo desta pesquisa foi investigar as contribuições do esporte adaptado Frame Running como conteúdo da Educação Física numa perspectiva inclusiva para o desenvolvimento de dois alunos, com paralisia cerebral, participantes do projeto de extensão escolar da Secretaria Municipal de Educação de Extremoz-RN. A pesquisa constitui-se a partir de um relato de experiência pedagógica e caracteriza-se, metodologicamente, como do tipo descritiva de natureza qualitativa. O esporte adaptado Frame Running, mais conhecido como “Petra” é um triciclo com apoio do tronco sem pedais originário na Dinamarca, no ano de 1989. Ressaltamos, que a prática desta modalidade se destaca potencialmente no alto rendimento, nas provas de pista. Entretanto, constatamos outras possibilidades e contributos do esporte adaptado Frame Running para o campo pedagógico e em atividades do lazer, destarte, o nosso olhar segue ao encontro de ações pedagógicas que tem como prisma contribuir para o processo de aprendizagem e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Nesse sentido, compreendemos que o desenvolvimento do esporte adaptado nas aulas de Educação Física, “[...] oportuniza a construção de valores educacionais e inclusivos que dialogam com o fenômeno social e cultural, trazendo como possibilidade a formação integral do sujeito e uma sociedade menos excludente.” (SILVA, 2022, p. 51). Dessa maneira, a mediação de processos pedagógicos que consideramos “[...] não se discute somente a participação de alunos com deficiências nas aulas, mas assume-se que todo e qualquer aluno tem esse direito.” (FONSECA; RAMOS, 2017, p. 190). À vista disso, defendemos o conceito de inclusão e participação ampliada, um ambiente onde todos(as) alunos(as) tenham oportunidade de vivenciar as práticas corporais. Assim sendo, “a inclusão visa, pois, garantir que todos os alunos, independentemente das suas características e diferenças, acedam a uma educação de qualidade e vivam experiências significativas.” (FREIRE, 2008, p. 9). Isso posto, para o desenvolvimento das atividades com o Frame Running, optamos na primeira fase, dialogar com a equipe da Secretaria de Educação sobre a necessidade de promover atividades esportivas numa perspectiva inclusiva, buscando efetivar o direito a educação de qualidade a todos(as) e na segunda fase, a vivência prática.