Resumo

INTRODUÇÃO:A idade escolar é o melhor momento para a criança aventurar-se em diversos campos da ati-vidade física, descobrir novas maneiras de expressar-se, conhecer ampla gama de possibilidades motoras, so-ciais e cognitivas. Ainda existe resistência quando se fala em ensinar lutas às crianças, muitas pesquisas falamsobre a inserção no ambiente escolar e até fazem comparações entre lutas ou esportes coletivos. Todavia hádiscussões sobre os benefícios de ensinar as crianças os preceitos da luta, mesmo que não seja uma disciplinaprevista em grade curricular.OBJETIVO:Compreender como as lutas podem impactar o desenvolvimento decrianças.MÉTODO:Este estudo usou como instrumentos de pesquisa a observação e o questionário aplicadoa professores de taekwondo.RESULTADOS:Como resultados obtidos foi identificado que para os professoresa ludicidade das aulas é fundamental, todos os entrevistados consideram importante e prezam pela leveza epela disciplina das aulas. Relatam também melhora progressiva na capacidade de concentração e disciplinados alunos.50% das crianças entrevistadas preferem as aulas de técnicas às aulas de luta, 100% delas não tro-cariam  o  taekwondo  por  nenhum  outro  esporte  e  imaginam-se  faixas  preta  e  campeões  mundiais.  Os  paisrelatam que iniciaram as crianças no taekwondo por influência de amigos ou familiares já praticantes e 75%responderam que as crianças aguardam ansiosas a hora do treino e que apresentaram melhoras consideráveisno  relacionamento  interpessoal,  principalmente  na  escola,  com  os  amigos  e  professores.CONCLUSÃO:Noentanto apesar do taekwondo ser entendido pela sociedade como luta, que visa autodefesa e a competição, amaioria das crianças adotam o taekwondo pela sua técnica e apaixonam-se pelo poomsae (sequência de mo-vimentos de técnicas específicas) e, embora aprendam a defesa pessoal e a lutar, tornam-se mais disciplinadose concentrados, tanto nas aulas quanto na sua rotina fora dos treinos.

Acessar