As Contribuições do Taekwondo no Desenvolvimento Infantil
Por Rita da Rocha Cid (Autor), Carlos Alberto Rosário Izdoro Júnior (Autor), Manuela Chaves Fraga (Autor), Guilherme de Oliveira Gonçalves (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
INTRODUÇÃO:A idade escolar é o melhor momento para a criança aventurar-se em diversos campos da ati-vidade física, descobrir novas maneiras de expressar-se, conhecer ampla gama de possibilidades motoras, so-ciais e cognitivas. Ainda existe resistência quando se fala em ensinar lutas às crianças, muitas pesquisas falamsobre a inserção no ambiente escolar e até fazem comparações entre lutas ou esportes coletivos. Todavia hádiscussões sobre os benefícios de ensinar as crianças os preceitos da luta, mesmo que não seja uma disciplinaprevista em grade curricular.OBJETIVO:Compreender como as lutas podem impactar o desenvolvimento decrianças.MÉTODO:Este estudo usou como instrumentos de pesquisa a observação e o questionário aplicadoa professores de taekwondo.RESULTADOS:Como resultados obtidos foi identificado que para os professoresa ludicidade das aulas é fundamental, todos os entrevistados consideram importante e prezam pela leveza epela disciplina das aulas. Relatam também melhora progressiva na capacidade de concentração e disciplinados alunos.50% das crianças entrevistadas preferem as aulas de técnicas às aulas de luta, 100% delas não tro-cariam o taekwondo por nenhum outro esporte e imaginam-se faixas preta e campeões mundiais. Os paisrelatam que iniciaram as crianças no taekwondo por influência de amigos ou familiares já praticantes e 75%responderam que as crianças aguardam ansiosas a hora do treino e que apresentaram melhoras consideráveisno relacionamento interpessoal, principalmente na escola, com os amigos e professores.CONCLUSÃO:Noentanto apesar do taekwondo ser entendido pela sociedade como luta, que visa autodefesa e a competição, amaioria das crianças adotam o taekwondo pela sua técnica e apaixonam-se pelo poomsae (sequência de mo-vimentos de técnicas específicas) e, embora aprendam a defesa pessoal e a lutar, tornam-se mais disciplinadose concentrados, tanto nas aulas quanto na sua rotina fora dos treinos.