Resumo

Partindo da concepção de que as atividades lúdicas surgem da necessidade que a criança sente em agir sobre os objetos inacessíveis a ela e que por meio do brinquedo a mesma se apropria também da cultura tipicamente humana, este estudo tem como foco principal traçar considerações sobre a importância das atividades lúdicas como recurso pedagógico nas aulas de ginástica, sobretudo na Educação Física infantil. Este trabalho tem como referências essenciais as propostas de Russel e Vigotski, no sentido de dialogar com esses autores para contribuir no processo de ensino e aprendizagem na fase referida. Aqui, compreendemos o corpo, não desvinculado do psiquismo, como principal meio que a criança utiliza para entrar em contato com o mundo e apropriar-se do mesmo. Embora a Ginástica seja em geral, desconsiderada no âmbito escolar, entendemos que, enquanto componente da Cultura Corporal do Movimento, pode proporcionar significativas contribuições para o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração as especificidades de cada etapa que ela está inserida. A partir das reflexões propostas neste estudo, concluímos que a ginástica ao ser introduzida na educação infantil por meio dos padrões básicos de movimento, tendo a brincadeira como principio norteador, tende a um processo pedagógico mais eficaz tanto no que diz respeito a compreensão da criança, como na didática do professor

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