As Contribuições Vigotskianas Para o Ensino da Ginástica na Educação Física Infantil
Por Cíntia Regina de Fátima (Autor), Flávia Gonçalves da Silva (Autor), Priscila Lopes (Autor).
Resumo
Partindo da concepção de que as atividades lúdicas surgem da necessidade que a criança sente em agir sobre os objetos inacessíveis a ela e que por meio do brinquedo a mesma se apropria também da cultura tipicamente humana, este estudo tem como foco principal traçar considerações sobre a importância das atividades lúdicas como recurso pedagógico nas aulas de ginástica, sobretudo na Educação Física infantil. Este trabalho tem como referências essenciais as propostas de Russel e Vigotski, no sentido de dialogar com esses autores para contribuir no processo de ensino e aprendizagem na fase referida. Aqui, compreendemos o corpo, não desvinculado do psiquismo, como principal meio que a criança utiliza para entrar em contato com o mundo e apropriar-se do mesmo. Embora a Ginástica seja em geral, desconsiderada no âmbito escolar, entendemos que, enquanto componente da Cultura Corporal do Movimento, pode proporcionar significativas contribuições para o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração as especificidades de cada etapa que ela está inserida. A partir das reflexões propostas neste estudo, concluímos que a ginástica ao ser introduzida na educação infantil por meio dos padrões básicos de movimento, tendo a brincadeira como principio norteador, tende a um processo pedagógico mais eficaz tanto no que diz respeito a compreensão da criança, como na didática do professor