As Crenças de Graduandos em Educação Física Sobre o Ensino dos Esportes
Por Jeferson Rodrigues de Souza (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Filipy Kuhn (Autor), Emanuelli da Silva de Barros (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em Movimento v. 23, n 1, 2017. Da página 133 a 146
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as crenças de graduandos em Educação Física sobre o ensino dos esportes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com quatro graduandos do primeiro ano do curso de Educação Física. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação sistemática e procedimentos de estimulação de memória. Os resultados indicaram que os graduandos privilegiaram as tarefas de ensino analíticas com ênfase nos aspectos motores, bem como o predomínio de intervenções verbais do tipo prescritivo, avaliativo simples e descritivo. Conclui-se que os graduandos ingressaram na universidade com um conjunto de crenças sobre o ensino que representam estruturas coerentes de ação, semelhantes a modelos de ensino direto.