As Crenças de Universitários Formandos de Um Curso de Educação Física - Bacharelado, Sobre o Ensino dos Esportes
Por Valmor Ramos (Autor), Jeferson Rodrigues de Souza (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Matheus da Lapa Costa (Autor), Filipy Kuhn (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 54, 2018. 17 Páginas. Da página 210 a 224
Resumo
O objetivo foi analisar as crenças de universitários do último ano de curso de graduação em Educação Física - Bacharelado, sobre os conteúdos e estratégias de ensino dos esportes. Realizou-se pesquisa qualitativa, com estudo de casos múltiplos de 5 universitários. A coleta dos dados ocorreu através de roteiros de entrevista semiestruturada e procedimento de estimulação de memória. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo, com categorias estabelecidas a priori. Os resultados indicaram que algumas crenças permaneceram estáveis ao fim do curso: A aula deve ser motivadora; a fragmentação dos conteúdos facilita a aprendizagem; as tarefas sintéticas são motivadoras; os conteúdos técnicos são essenciais para o esporte. Surgiram novos entendimentos sobre a utilização das tarefas sintéticas e o uso das formas jogadas. Conclui-se que as experiências diretas de prática de ensino e o engajamento dos sujeitos em contexto formal foram fontes importantes de aprendizagens sobre como ensinar.