Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as crenças de ensino a respeito dos princípios construtivistas dos professores de Educação Física de Escolas Municipais do Ensino Fundamental da região da Grande Florianópolis. Participaram do estudo, 129 professores de Educação Física do Ensino Fundamental de redes municipais de ensino da Grande Florianópolis (SC). A pesquisa se caracterizou como quantitativa e de caráter descritivo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário de caracterização dos participantes, buscando identificar as informações pessoais, sociodemográficas, acadêmicas e profissionais dos professores e também, uma versão traduzida e adaptada da escala sobre práticas de ensino construtivistas na Educação Física e Esportes (CTPIEPE). Os dados quantitativos foram tratados por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais, com o auxílio do software de código aberto “R”, versão 3.6.1. Os resultados apontaram que professores com 50 anos ou mais tendem a possuir práticas de ensino menos orientadas ao ensino construtivista quando comparados a professores mais novos, tanto para Orientação Construtivista Geral (OCG) e Relevância Pessoal (RP), quanto para Envolvimento Ativo (EA); Professoras mulheres tendem a possuir práticas mais orientadas ao ensino construtivista quando comparadas a seus pares do sexo masculino tanto em OCG quanto em na facilitação do EA de seus alunos; Professores estatutários tendem a possuir maiores Níveis de OCG quando comparados aos professores temporários, porém, quando considerados aspectos da RP, professores temporários apresentam discreta superioridade em percentuais de práticas sempre orientadas à RP; Professores que possuem outra formação acadêmica além de Educação Física, apresentaram maiores chances em orientar suas práticas ao ensino construtivista (OCG), quando comparados aos seus pares que possuem apenas a formação em Educação Física. A pesquisa identificou ainda que professores exatletas ou atletas de esportes coletivos e também coletivos e individuas apresentam tendência a possuir práticas de ensino menos voltadas ao ensino construtivista quando comparados aos professores não experientes. Professores que buscaram participar de cursos específicos sobre o ensino dos esportes indicaram possuir práticas mais diretivas em detrimento de atividades que envolvam seus alunos a cooperarem entre si para a resolução de problemas e a construção de sua aprendizagem a partir da Cooperação Social (CS), quando comparados aos seus colegas que acabam mais envolvidos com atividades de CS junto a seus alunos. O estudo identifica que a escala CTPIEPE para a Língua Portuguesa é válida e confiável e pode auxiliar na investigação de práticas orientadas ao ensino construtivista e sugere que novos estudos sejam realizados em outras redes de ensino de diferentes regiões do Brasil com professores de Educação Física e também junto aos alunos para a verificação das práticas docentes segundo a percepção dos mesmos. Além disso, formações continuadas voltadas ao ensino construtivista podem auxiliar os professores de Educação Física, juntamente com sua rede de ensino, a buscarem, em um processo de reflexão, trazer os alunos para um ensino onde, juntamente com a intervenção e estímulo do professor, se tornam protagonistas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos pretendidos pelos currículos escolares.

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