As crianças constróem maquetes e miniaturas para aprenderem práticas corporais de aventura no ensino fundamental I
Por Elizandro Ricardo Cássaro (Autor), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (Autor), João Fernando Christofoletti (Autor), Vilmar Malacarne (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 5, n 1, 2022.
Resumo
Dada a carência de material didático interativo para o ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA), apresentamos o uso de maquetes e miniaturas como uma ferramenta no Ensino Fundamental I. Trata-se de um estudo de caso sobre a curadoria de objetos de aprendizagem projetados por alunos do 4º ano e 5º ano em uma escola municipal em Maringá, Paraná. A produção dos artefatos foi precedida pela vivência direcionada de jogos de aventura até o contato com PCA sistematizadas e acesso à categorização das modalidades conforme terra, água e ar. A curadoria e a exposição das produções consideraram as formas de organização adotadas pelas crianças em diálogo com a fundamentação das aulas. Observamos que as maquetes e miniaturas aproximam a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo, ativando a imaginação e o protagonismo.