Resumo

Esse trabalho constitui em uma investigação interdisciplinar sobre os fenômenos: crianças, brincar, aprendizagem social e o contexto onde esses atores sociais se encontram, o Aglomerado da Serra. Para investigar as relações socioculturais das crianças com os diversos membros da sua comunidade em seu Pedaço, foi preciso discutir alguns termos: Lazer, identidades, gênero e socialização, relacionado-os com os acontecimentos investigados. Somente foi possível investigar o contexto e os atores sociais a partir da perspectiva de análise etnográfica, acompanhada de desenhos, fotografias e diversas conversas com as crianças, os jovens e os adultos, observando suas ações, “trocas”, relações, informações e tensões. Teve como objetivos: descrever o Aglomerado da Serra/BH como contexto de aprendizagem e o brincar como forma e processo de participação das crianças no cotidiano da vida social; identificar relações entre pares que possibilitem problematizar processos de constituição de identidades; analisar como as crianças, em suas brincadeiras, aprendem e se constituem socialmente; e, por último, explorar tempos e espaços sociais no Aglomerado, identificando práticas de brincadeira e analisando formas cotidianas de participação das crianças. O estudo possibilitou compreender as crianças e entendê-las como sujeitos produtores de cultura, como cidadãos, entendendo o brincar como tempo/espaço social para inserção, apropriação e transformação cultural.

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