Resumo

Entende-se, neste trabalho, que refletir acerca de concursos públicos representa uma importante contribuição para a análise do estado da arte na Educação Física quanto aos seus pressupostos, visões e concepções. O objetivo desta pesquisa foi analisar os conteúdos, as bibliografias e os marcos conceituais exigidos nas últimas provas de concursos públicos aplicados a professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Buscou-se compreender quais tendências pedagógicas estiveram presentes para se conhecer o atual contexto da Educação Física Escolar e as exigências relacionadas aos conhecimentos dos candidatos. Portanto, o estudo buscou a compreensão do tema pesquisado, tanto a aparência quanto sua essência, sendo de caráter qualitativo descritivo. Um dos procedimentos metodológicos possíveis nesse sentido é a pesquisa documental, que foi implementada considerando os editais e as últimas provas aplicadas em concursos públicos da rede estadual para professores de Educação Física nas Regiões Sul e Sudeste. Vale a pena salientar a dificuldade de localizar material científico que aborde esse tema, principalmente voltado à área da educação de forma geral, e especificamente à Educação Física, assim como, os documentos, programas de conteúdos e bibliografias e provas de concursos públicos. Essa dificuldade ocorreu em função da falta de interesse dos órgãos e secretarias de Estado responsáveis pela elaboração e execução dos concursos em disponibilizar tais informações. Os resultados foram obtidos pelas análises dos programas, verificando sua amplitude, convergências e divergências. Quanto às tendências pedagógicas, pode-se verificar uma crescente utilização dos PCNs, mas o dado mais significativo encontrado foi a expressiva quantidade de questões embasadas nas tendências críticas, principalmente nos Estados do Sul

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