Resumo

O propósito deste ensaio é refletir sobre as oito dimensões de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando possibilidades para serem inseridas nas aulas de Educação Física escolar. Assim sendo, propomos como objetivo conceituar e exemplificar propostas de utilização das dimensões de conhecimento da BNCC do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física escolar. Entendemos que as dimensões de conhecimento são um aspecto inovador, pois podem proporcionar um maior entendimento das práticas corporais no contexto que estão inseridas, indo além do “saber fazer”. Portanto, torna-se importante que novas pesquisas sobre essa temática sejam desenvolvidas a fim de difundir esse conhecimento para outros docentes da área, visando divulgar possibilidades de implementação das dimensões de conhecimento em aulas de Educação Física escolar. Concluímos que o estudo contribui para um melhor aprofundamento das dimensões de conhecimento da BNCC, visto que o referido documento não o fez, servindo, portanto, como apoio para que os docentes possam ter maior compreensão no entendimento dessas dimensões, a fim de facilitar o planejamento de suas aulas.

Acessar