As Dimensões do Conteúdo e o Trato Pedagógico da Ginástica no Ensino Médio
Por Thalia Miranda Rufino (Autor), Doiara Silva dos Santos (Autor), Lualy Eugênia Santos (Autor), Deyliane Aparecida de Almeida Pereira (Autor).
Resumo
Esse estudo materializa e expande o processo de reflexividade sobre a prática pedagógica de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo de Educação Física, em uma escola mineira. O objetivo foi analisar o trato pedagógico da ginástica no PIBID quanto às dimensões do conteúdo, a saber: conceitual, procedimental e atitudinal. Foram analisados planos e relatórios de 10 intervenções. Percebeu-se que os professores em formação incluíram nos planejamentos das aulas objetivos para o trato pedagógico do conteúdo abrangendo todas as suas dimensões. Entretanto, os registros das aulas demonstraram dificuldades na operacionalização das dimensões conceitual e atitudinal, sendo esta última aquela que menos se concretizou nas aulas.