As Dimensões dos Conteúdos e as Lutas nas Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Alexandre Janotta Drigo (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas àstécnicas de ataque e defesa com objetivo de auto-proteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões (budismo, taoísmo, xintoísmo, etc), ora do movimento esportivo e olímpico. Apesar disso, este elemento da cultura corporal de movimento tem sido pouco explorado, principalmente no Brasil, no âmbito escolar, tanto no quediz respeito as possibilidades de sua aplicação como quanto à seleção e aprendizagem de conteúdos. O objetivo do presente estudo é apresentar algumas possibilidades de utilização das lutas enquanto conteúdos da Educação Física na escola nas três dimensões; conceituais, atitudinais e procedimentais.