Resumo

A pesquisa de campo empregou o método descritivo para identificar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar e diagnosticar se os professores contemplam em suas aulas as três dimensões dos conteúdos: atitudinal, conceitual e procedimental. Baseou-se em: Darido et al. (2001), Delors (2001), Zabala (1998), Shigunov e Shigunov Neto (2002) e Galvão (2002) ao abordar a Educação Física Escolar e como estão sendo desenvolvidos seus objetivos, conteúdos e as dimensões dos conteúdos. A amostra constituiu-se de sete professores de Educação Física, que foram entrevistados com perguntas abertas e fechadas para coleta de dados, em seis escolas, particulares e públicas, utilizou-se a observação de 112 aulas. Os resultados: 14% dos professores já conheciam as dimensões dos conteúdos e 86% não; 100% dos professores não sabem quais são as dimensões dos conteúdos, as abordavam inconscientemente, sendo a dimensão procedimental a mais abordada, a atitudinal aparece momentaneamente apenas nas ocasiões de conflito e a conceitual é insignificante, sendo o conteúdo esporte o predominante nas aulas. Portanto, constatou-se que os docentes não têm o conhecimento sobre os conteúdos e, especialmente, das dimensões de conteúdo, desenvolvendo-os sem intencionalidade e consistência, como “currículo oculto”. Assim, não possibilitando alcançar todos os objetivos da Educação Física Escolar. 

Acessar Arquivo