As Dimensões Educativas do Lazer Vividas na Comunidade do Ifg-luzi Nia
Por F.c.s Anjos (Autor), L.s Oliveira (Autor), T.m.v.s Sampaio (Autor).
Resumo
O lazer tem uma dimensão educativa e transgressora com potencial de promover a emancipação das pessoas, a percepção de seus direitos e apropriação de sua cidadania, desse modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar se os Encontros de Lazer poderiam confirmar esta perspectiva. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e de campo, esta última orientada pela perspectiva de pesquisa participante. Entre os resultados encontrados identificou-se que as pessoas participantes não dedicam muito tempo ao seu lazer e este se concentra em atividades sociais como, visita a parentes, amigos e ida à Igreja. Contudo, observou-se que após os primeiros encontros, cada qual foi se permitindo desfrutar da ludicidade e gratuidade dos encontros, apropriando-se do tempo e espaço como seu direito e iniciando um processo de ressignificação de seus momentos junto aos filhos e à família. A experiência de lazer trouxe a possibilidade de resgate da autoestima, do empoderamento e de cidadania ao assumirem o lazer como um direito a ser vivido sem culpa