Resumo

O presente estudo pretendeu examinar o impacto de uma investigação-ação colaborativa nas dinâmicas de cooperação promovidas pelo trabalho em equipa numa época desportiva de modelo de educação desportiva, considerando as vozes dos alunos e, complementarmente, as vozes dos seus professores estagiários. Sessenta e sete alunos do décimo ano (com idades entre os 15 e os 18 anos) de três turmas diferentes participaram numa época desportiva do modelo de educação desportiva, lecionada por três professores estagiários. Os dados foram recolhidos através de entrevistas informais e de grupo focal e analisados com recurso à análise temática. Os resultados sugerem que o trabalho colaborativo no seio das equipas no modelo de educação desportiva foi promotor, sobretudo, de um maior interesse, compromisso, responsabilidade e confiança dos alunos para a aprendizagem. O desenvolvimento desta investigação-ação evidenciou, ainda, que é necessário tempo considerável para os alunos adquirirem competências e habilidades sociais, indispensáveis para o trabalho cooperativo no modelo de educação desportiva, algo a ser considerado nos programas de formação de professores com enfoque em abordagens centradas nos alunos.

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