Resumo
No presente estudo, buscamos compreender como ocorrem as manifestações das emoções de crianças de terceira série do ensino fundamental em aulas de Educação Física. Entendemos que as emoções constituem-se em um aspecto importante no desenvolvimento do indivíduo e temos presenciado a negligência com que esse vem sendo tratado no âmbito educacional. Autores como Antônio Damásio (1996 e 2000), Howard Gardner (2000), Joseph LeDoux (1998) têm colaborado com pesquisas que mostram a influência dos aspectos mental e cerebral nas emoções do ser humano, procurando romper com a dicotomia existente entre razão e emoção. As manifestações das emoções são particulares a cada indivíduo e não há a possibilidade de analisá-las do ponto de vista factual, como causa e efeito, buscando medir sua intensidade ou explicando-as, e sim entendê-las como experiência vivida por um grupo determinado, ou seja, como experiência situada em um contexto vivido. Essa situação levou-nos a optar pela abordagem metodológica da fenomenologia. Ao todo, nove turmas de alunos da terceira série do ensino regular de escolas públicas e particulares foram observadas durante as aulas de Educação Física. Na busca de responder ao nosso inquérito inicial sobre como as manifestações emocionais ocorrem em aulas de Educação Física algumas indagações e outras pequenas questões foram levantadas. Quais emoções são mais comuns neste contexto? Quais são os principais fatores desencadeadores? As aulas observadas foram descritas de forma ingênua, depois reduzidas em unidades de significado para, então, procedermos à análise ideográfica e nomotética. Os dados obtidos revelam, entre outras questões, que, entre as emoções analisadas, a alegria e a raiva foram as mais comumente manifestadas nas aulas acompanhadas, sendo que esta última (raiva) permeava com freqüência as interações entre as crianças. Este dado serve de alerta aos professores para que se tomem sensíveis aos contatos sociais entre seus alunos, buscando estratégias que visem a interações positivas entre eles